Bem vindo!

Seja bem-vindo! Tudo pode ser reescrito, tudo pode ser repensado, tudo pode ser mudado. (eu mesmo)

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

"Ou Seja", mataram o "Isto é".

Tenho pavor dessa expressão - "ou seja". Só posso estar doente, ou gagá implicante, ou portador de uma anomalia neurológica - tomei antipatia inexplicável pela expressão "ou seja". Espalhou de uma tal forma que está incontrolável. Principalmente na televisão. O repórter começa a apresentar alguma coisa e logo vem na cabeça da matéria.... "ou seja"... aí explica novamente uma coisa que não conseguiu explicar da primeira vez.

Interessante é que antes se falava "isto é", que é a mesmíssima coisa. Nas aulas de redação nos instruiam a evitar a expressão "isto é" para que construção do texto ficasse mais rica. Mais interessante ainda é que a ascensão do "ou seja" é culpa da Ivete Sangalo. Há coisa de dois ou três anos foi lançada a propaganda de uma bebida que no final a Ivete falava: "ou seja, cerveja". Aí até minha netinha pegou a mania e com um ano e meio já pulava na frente da TV repetindo a macaquice da cantora.

Prestem atenção e observem. "Ou Seja" matou "isto é" e todo repórter, professor, palestrante, instrutor, jornalista... todo mundo mantém o "isto é" cada vez mais enterrado. Mas, "isto é" também é expressão para explicar novamente alguma coisa mal dita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Por favor, quem não gostar favor deixar minha mãezinha fora disso. O resto vale tudo.